A grande aventura está chegando – um ano de trabalho e viagem, viajando pelo mundo ou fazendo um novo trabalho no exterior.

Primeiramente, estou muito feliz por você e, ao mesmo tempo, gostaria de dar algumas dicas para ajudá-lo na preparação.

Antes que a grande viagem ou a emigração seja planejada, há algumas decisões importantes a serem tomadas.

Isso inclui, entre outras coisas, a obrigação de se registrar na Alemanha, seguro de saúde, solicitação de visto e muitas outras coisas que você encontrará quando morar no exterior.

Procedimentos administrativos e obrigação de registro

Teoricamente, você deve cancelar a inscrição no escritório de registro assim que sair do seu apartamento e não mudar para um novo apartamento na Alemanha.

Procedimentos administrativos e obrigação de registro

Claro, você ainda pode fornecer um endereço de seus pais ou amigos com companhias de seguro nos pacotes, bancos ou outros prestadores de serviços, mas após o cancelamento oficialmente não tem mais uma residência permanente na Alemanha.

Isso também significa que você teria que cancelar o registro de uma negociação existente. Se você “só” gastar no máximo um ano no exterior, a burocracia vale o risco de ser registrada.

Para mais ajuda, o Raphaelswerk para emigrantes e retornados fornece informações especializadas em uma entrevista pessoal em um dos centros de aconselhamento em todo o país.

Informações detalhadas sobre a obrigação de registro e as vantagens e desvantagens do cancelamento do registro de residência na Alemanha podem ser encontradas neste artigo.

Visumsk (r) ampf e salto de fronteira

Claro, dependendo do país, tipo e duração da estadia você precisa de um visto, o que nem sempre é fácil de obter.

Se você quiser ficar mais tempo ou trabalhar em países não europeus, você geralmente precisa de um convite de um empregador para obter o visto de trabalho. Exceção aqui: visto Work & Travel para países selecionados.

A alternativa é, portanto, vistos de turista de 1 a 3 meses, que podem ser estendidos para estadias mais longas pela partida e re-entrada quase (o chamado salto de fronteira).

Isso funciona muito bem por um tempo, especialmente em países asiáticos. Nos países ocidentais, no entanto, isso pode causar problemas e deve ser considerado antes de viajar.

TC legal e estrangeira

É claro que você precisa de um KV estrangeiro adicional para estadias fora dos estados membros da UE. O problema é mais com o desmantelamento do KV legal doméstico, que ameaça não retomar após uma retirada.

No entanto, eu já fiz o logout duas vezes do KV legal e fui retomado sem problemas. Alternativamente, você pode pagar uma taxa mensal de cerca de 20 euros, o que garante a reentrada (a chamada expectativa), mas na minha opinião um disparate. Finalmente, existe uma obrigação estatutária de KV na Alemanha.

Extensas informações sobre seguro de saúde e o direito a estadias no exterior podem ser encontradas neste artigo.

Esses 3 pontos são as coisas organizacionais mais importantes a serem consideradas antes de você sair. Há também itens que você deve pegar antes de sair, como um cartão de crédito e outros equipamentos necessários.

Além disso, recomendo que você digitalize seus documentos mais importantes e sempre os tenha como versão digital.

Além dos preparativos organizacionais, você esperará muitas novas impressões, dependendo do país de destino, que nem sempre são divertidas.

Vá em antecipação da aventura, mas mentalmente prepare-se para algumas mudanças fundamentais também.

Mudança de dieta

Dependendo se você está na Ásia, América do Sul, Austrália ou qualquer outro lugar, a culinária local pode levar algum tempo para se acostumar.

Mudança de dieta

Por exemplo, eu me apaixonei por comida mexicana, chinesa e tailandesa, mas às vezes eu sinto falta de uma fatia de pão com uma boa cobertura.

Em muitos lugares você obtém produtos importados, mas especialmente queijo, linguiça e pão são geralmente muito mais caros no exterior. Só ajuda a se concentrar na comida local ou a planejar um orçamento maior.

Viagem a longo prazo ou vida no exterior: Você deve prestar atenção